R.E.M. anuncia fim da banda em site oficial

O R.E.M. publicou um comunicado oficial em seu site nesta quarta-feira anunciando que a banda acabou.

“Para nossos fãs e amigos: Como R.E.M., e como amigos da vida toda e co-conspiradores, decidimos acabar a banda. Vamos embora com muita gratidão por tudo o que conquistamos. Para quem já se sentiu tocado por nossa música, nosso mais profundo agradecimento pela atenção”, diz o comunicado.

O vocalista Stipe, o guitarrista Peter Buck e o baixista Mike Mills aproveitaram para dizer suas últimas palavras sobre o fim da banda, que no início era composta ainda pelo baterista Bill Berry, que se aposentou em 1997 para virar fazendeiro.

“Um homem sábio certa vez disse: a habilidade em ir a uma festa é saber a hora de ir embora. Nós construímos coisas extraordinárias juntos, e agora vamos nos distanciar disso. Espero que nossos fãs percebam que essa não foi uma decisão fácil, mas tudo tem seu fim e nós queríamos fazer isso agora. Nós gostaríamos de agradecer a todos que nos ajudaram a ser o R.E.M. nestes 31 anos. Nossa maior gratidão a quem nos permitiu fazer tudo isso. Tem sido incrível”, disse Stipe.

 

“Uma das coisas ótimas sobre estar no R.E.M. foi o fato de que essas músicas e discos significavam muito pra gente tanto quanto pros nossos fãs. E ainda são. Ser parte de várias vidas é um dom inacreditável. Obrigada. Nós ainda somos grandes amigos. Eu sei que os verei no futuro, assim como sei que verei cada um que nos apoiou ao longo dos anos. Mesmo se for só alguém na loja de discos, ou em um clube, vendo um grupo de garotos de 19 anos tentando mudar o mundo”, escreveu Buck.

“Durante nossa última turnê, começamos a nos perguntar o que faríamos depois. Trabalhar com música por mais de três décadas foi uma tremenda jornada. Sempre fomos uma banda no sentido mais real da palavra. Nos sentimos pioneiros nisso, não há brigas, não há advogados. Tomamos essa decisão amigavelmente. O tempo parece certo”, disse Mills.

HISTÓRIA

A banda começou sua carreira no início dos anos 1980 e gravou, até hoje, 15 álbuns de estúdio. O último é “Collapse Into Now” e foi lançado em março deste ano. A banda não chegou a fazer turnê para divulgar esse disco. O álbum marcou o fim do contrato da banda com a gravadora Warner.

Os álbuns mais bem sucedidos da banda foram “Out of Time” (1991) e “Automatic for the People” (1992).

O primeiro hit da banda foi “The One I Love”, em 1987. Também ficaram famosas músicas como “It’s the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)”, “Losing My Religion”, “Shiny Happy People” e “Everybody Hurts”.

Em 2007, a banda ganhou lugar no Hall da Fama do Rock and Roll.

Os últimos shows da banda no Brasil aconteceram em novembro de 2008. Stipe esteve em São Paulo no ano passado para acompanhar o namorado, o fotógrafo Thomas Dozol, quando conversou com a reportagem da Folha.

Em julho deste ano, a banda havia afirmado que estava de volta ao estúdio para gravar um novo álbum.

Fonte: Folha

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s